É horta ou é agrofloresta? É horta agroflorestal!

Estes dias nos perguntaram qual seria a diferença entre horta agroflorestal e agrofloresta. Pensando que esta poderia ser uma dúvida de mais pessoas, nos motivamos a contar um pouco da nossa experiência e contar o porquê resolvemos chamar o curso de “Hortas Agroflorestais”.

Um olhar agroflorestal

20150425_170649

A Simbiose, principalmente, realiza assessoria de campo – organiza formação e assistência técnica para agricultores. E em campo, nos deparamos com algumas situações quando fazer agrofloresta é uma proposta de projetos, de uma equipe técnica e não necessariamente uma demanda do público-alvo. Em todos os casos, os agricultores querem melhorar sua terra e ter mais e melhor produção. Esta é a demanda. Nem sempre todos os agricultores se identificam com a proposta de uma “agrofloresta”, como um plantio de muitas espécies que eles nem sempre conhecem ou sabem manejar. Então,  percebemos que as áreas de agroflorestas acabavam se tornando uma “área do projeto” em um canto da propriedade e, em todo o restante, era feita a produção convencional. Mesmo o agricultor vendo resultados na agrofloresta e mesmo vendo as falhas naquela forma de produzir que ele já vinha fazendo. Ele segue fazendo aquilo que já sabe planejar e que já tem alguma segurança.
Passamos a observar, com mais objetividade e sensibilidade, o que aquele agricultor costumava fazer no restante da sua área. E percebemos que, no fundo, é uma questão de identificação: tem aqueles que gostam de fazer horta, de produzir grãos, de trabalhar com as frutas e, mesmo que poucos, tem aqueles que pensam em produzir madeira. Dessa forma, respeitando as vontades e vocações de cada agricultor, começamos a desenvolver em conjunto com o produtor, um olhar agroflorestal sobre a sua área. E aplicamos os princípios da agrofloresta sucessional, implantando não apenas “uma área de agrofloresta”, mas construindo o planejamento integral da sua área, como uma unidade de produção agroflorestal.

20150425_163455

Porque, afinal de contas, não existe receita para fazer agrofloresta! Existe sim uma abordagem a ser aplicada. E a agrofloresta fica “a cara do dono”.
Na prática, a horta agroflorestal é uma agrofloresta planejada para render produtos de horta por muito tempo no mesmo lugar. E de onde ainda se colhe madeira!
A temática da horta é bem familiar na pequena agricultura e, mesmo para um público urbano; tanto para quem já põe a mão na terra quanto para quem tem pouco ou nenhum conhecimento. Assim, pensamos neste curso de Hortas Agroflorestais para criar uma ponte e aproximar as pessoas desta abordagem Agroflorestal.
Quer saber como planejar sua horta agroflorestal? Participe do curso.
Faça sua pré-inscrição aqui:  http://bit.ly/1JZG3i2
Posted in cursos, relatos and tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *